O Renascimento (que no Brasil também é conhecido como Rebirthing, Terapia da Respiração, Respiração Conectada, Respiração Consciente e Respiração Circular) é uma técnica sistêmica surgida na década de 1970, por intermédio do terapeuta americano Leonardo Orr. Atualmente, encontra-se estruturado como um processo de profunda e suave reorganização física, emocional, mental e espiritual por meio da respiração. Trata-se de uma técnica extremamente simples e prazerosa que nos auxilia no desbloqueio de sensações que, em algum momento de medo, ficaram registradas em nosso corpo e com as quais estabelecemos uma relação permanente e inconsciente.
O Rebirthing produz inúmeros benefícios, contribuindo para a valorização individual, no sentido de aumentar o amor-próprio e, consequentemente, o amor pelos outros e por tudo o que nos rodeia, além de nos tornar mais conscientes de nós mesmos e, naturalmente, mais autossuficientes.
Dissolver os padrões de energia negativa presos em nosso corpo tem efeitos imediatos sobre a vida: o rejuvenescimento substitui o envelhecimento; aumento do estado de presença, do bem estar geral, da vivacidade e da criatividade; passamos a lidar com as situações do cotidiano de maneira muito mais simples e leve, e a vida torna-se uma agradável diversão.