PNL – Programação Neurolinguística

PNLfechA Programação Neurolinguística (PNL) é uma metodologia sistêmica de desenvolvimento humano que ajuda os indivíduos a obterem a maestria dos seus pensamentos, sentimentos, ações e comunicação. Permite-nos saber como o nosso sistema neurológico (fisiologia, emoção, sensação, cinco sentidos, representações internas) representa a realidade, como transformar tal percepção em linguagem (pensamentos, crenças e valores) e em comunicação não verbal e como ajudar as pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (mecanismos ou esquemas inconscientes, rotinas instaladas).

Destina-se a pais, terapeutas, consultores, médicos, educadores, gerentes, advogados, profissionais de vendas, treinadores e a todos aqueles que dependem da qualidade de sua comunicação, pois pode ser aplicada em qualquer contexto em que se deseja obter excelência; é comumente procurada por pessoas que têm interesse em autodesenvolvimento e buscam crescimento pessoal e profissional acelerado.

Muito mais que um conjunto de técnicas e procedimentos, a PNL, considerada a mais avançada tecnologia da performance humana, nos propõe uma nova forma de vida ao nos ensinar a pensar sobre soluções, oferecendo novos meios de convivência com os outros e de cada um consigo mesmo, a fim de liberar o milagre que somos.

A PNL encontra-se em sua terceira geração. Inicialmente desenvolvida nos anos 70 por Richard Bandler e John Grinder a partir do estudo e modelagem de renomados terapeutas (Milton Erickson, Virginia Satir e Fritz Perls), em suas três gerações a PNL estudou a estrutura e o funcionamento da mente. As duas primeiras estudavam quase que exclusivamente a mente cognitiva e se concentravam nos níveis de comportamentos e capacidades (primeira geração) e crenças, valores e metaprogramas (segunda geração).

A terceira e atual geração ampliou o campo de estudo para incluir também a mente somática e o campo energético presente nos sistemas em que nos encontramos inseridos, incorporando os princípios de auto-organização, os arquétipos e uma perspectiva de todo o sistema. Nesta geração, salienta-se a mudança do campo unificado do sistema de modo a que a PNL possa ser aplicada no desenvolvimento de organizações, culturas, equipes e indivíduos. Agora, suas aplicações são mais sistêmicas e centram-se em níveis mais altos de aprendizagem, interação e desenvolvimento, abordando os níveis da identidade, missão e visão.

A PNL é norteada por um conjunto de pressupostos, dos quais destaco os quatro principais. São eles:

MAPA NÃO É TERRITÓRIO – As pessoas não respondem à realidade em si, e sim à sua percepção da realidade, chamada de mapas mentais. Assim, costumamos reagir aos nossos mapas, e não diretamente ao mundo, e é mais fácil ampliar e atualizar mapas mentais, especialmente sensações e interpretações, do que mudar o mundo.

TODO COMPORTAMENTE TEM UMA INTENÇÃO POSITIVA – Todos os comportamentos, até mesmo aqueles considerados nocivos, prejudiciais ou mesmo impensados, são originalmente bem intencionados – por exemplo, gritar para ser reconhecido, agredir para se defender e esconder-se para se sentir mais seguro. E essa boa intenção geralmente se constitui em forte razão para a manutenção de determinado comportamento. Ao separarmos o comportamento da sua intenção positiva, conseguimos acrescentar novas opções mais atualizadas e positivas a fim de satisfazer a mesma intenção.

TUDO É SISTÊMICO – Nossos pensamentos afetam instantaneamente nossa tensão muscular, respiração e sensações. Estas, por sua vez, afetam nossos pensamentos. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar os demais. Da mesma forma, o indivíduo, as sociedades e o universo formam um conjunto de sistemas que se conectam e interpenetram, influenciando-se reciprocamente.

OS RECURSOS ESTÃO NO SISTEMA – Este pressuposto é intimamente ligado ao anterior (TUDO É SISTÊMICO). Não existem pessoas sem recursos, apenas estados sem recursos. E os recursos necessários para qualquer pessoa agir eficazmente podem ser extraídos de suas próprias imagens mentais, vozes interiores, sensações e sentimentos, bem como de dentro dos variados sistemas em que ela se encontrar inserida. Podemos nos valer dessa inesgotável fonte de recursos para construir qualquer pensamento, sentimento ou habilidade que desejarmos, colocando-os depois nas nossas vidas onde quisermos ou mais precisarmos.

Assim, a PNL é hoje considerada um dos modelos mais eficientes em processos de mudanças breves e objetivas. Pode ser utilizada tanto para questões emocionalmente complexas – depressão, pânico, vícios, fobias, timidez e insegurança, por exemplo – como para questões comportamentais mais simples – como uma dificuldade para estudar ou resistência a praticar exercícios. Mais do que um tratamento, a PNL oferece um processo catalisador de desenvolvimento pessoal em qualquer área da vida.

Translator

Portuguese flagEnglish flagFrench flagSpanish flag
plugpixel design :: web
Deseja saber mais sobre nossos workshops?

Deseja saber mais sobre nossos workshops?

Cadastre-se em nosso boletim e fique por dentro de datas, novidades e tudo relacionado ao Espaço Integrare.

Inscrição feita com sucesso!