Coaching Sistêmico

Coaching é um processo que tem por objetivo desenvolver, desafiar, apoiar e capacitar pessoas a atingir a potência máxima de suas capacidades com o objetivo de apresentar um resultado específico. Consiste, essencialmente, numa ferramenta de apoio incondicional ao cliente calcada no não-julgamento do coach.

Por meio deste processo, o cliente é simultaneamente apoiado e desafiado a mapear sua realidade atual e convidado a se voltar na direção de seus sonhos. Neste momento, é bastante comum nos depararmos com pessoas tomando consciência de que não sabem quais são seus sonhos. E ao serem surpreendidas com esta constatação, acabam por perceber, também, que esta é uma das grandes causas de insucessos na vida: a ausência (desconhecimento) dos nossos sonhos, de onde queremos chegar, de onde queremos estar, de quem queremos ser no futuro, seja um futuro bem próximo ou mais distante. Isto faz lembrar a conversa entre Alice e o Coelho, em Alice no País das Maravilhas, especificamente quando Alice pergunta ao Coelho que caminho ela deve seguir, ao que o Coelho indaga: depende, para onde você vai? Neste momento, Alice se dá conta de que não sabe para onde quer ir e, então, recebe do Coelho a seguinte pérola: ora, se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve!

Desta forma, quando o cliente num primeiro momento acredita não possuir sonhos, o coach o conduz no desenvolvimento de um refinado olhar sistêmico sobre si mesmo e sua vida e a se dar conta de que os sonhos existem, sim, estavam apenas não revelados, não conhecidos, semelhante à escultura dentro da pedra de mármore que aguarda ser revelada pelo escultor. E uma vez identificado o sonho do cliente, o mesmo passa a ser conduzido na direção deste sonho.

O cliente, então, passa a ter suas potencialidades despertadas, ativadas, e ser estimulado a se movimentar na direção daquilo que deseja a partir da seguinte pergunta: se existem pessoas que já realizaram sonhos semelhantes ao meu e eu ainda não consegui materializar meu sonho, o que estas pessoas fizeram e que eu, até este momento, ainda não fiz?

A partir desta reflexão, o cliente é levado a compreender que todos que obtiveram êxito em alguma área da vida, de alguma maneira executaram ações congruentes com o objetivo que desejaram conquistar. Perceberá, ainda, que muito mais importante que o tamanho do passo a ser dado é o conjunto de pequenas ações, pois é o conjunto de pequenos passos que nos transporta da base de uma montanha para seu pico. Então, depois de identificado seu sonho, é perguntado ao cliente: e qual é o primeiro passo a ser dado? E uma vez respondida esta pergunta e realizada a ação, o coach lança nova indagação: e qual o próximo passo? E assim sucessivamente até que o cliente execute cada ação que ele próprio identificou como necessária e viável para alcançar sua meta.

E durante este processo de identificação e execução de ações específicas, o coach também apoiará e desafiará o cliente a mapear e rever seus comportamentos, estratégias, crenças, hierarquia de valores e a percepção de quem acredita ser. E de posse de todas essas informações, conduzirá o cliente na “subida da montanha”, capacitando-o de todos os recursos internos que se apresentem como indispensáveis a uma elegante e harmoniosa conquista, ciente de que o cliente é um ser sistêmico, sendo permeável a todos os sistemas em que estiver inserido e que, também, suas ações irão reverberar sobre os mesmos sistemas.

Translator

Portuguese flagEnglish flagFrench flagSpanish flag
plugpixel design :: web
Deseja saber mais sobre nossos workshops?

Deseja saber mais sobre nossos workshops?

Cadastre-se em nosso boletim e fique por dentro de datas, novidades e tudo relacionado ao Espaço Integrare.

Inscrição feita com sucesso!